Projeto

 
Este projeto iniciou-se com discussões entre um pequeno grupo de docentes da UFPR sobre a possibilidade de trabalhos integrados entre as áreas de física, química e biologia, mesmo antes de escrevermos a proposta.  Nós contatamos alguns colégios e nos reunimos para levantar demandas e interesses, posteriormente fizemos reuniões entre os professores e a área pedagógica e, só então delineamos uma proposta abrangente.  A partir daí é que fizemos as seleções de bolsistas e professores que nos indicaram as temáticas a serem abordadas.  Infelizmente, o modelo vigente no Paraná de ensino médio em Blocos, dificultou a interação entre as áreas, uma vez que a Biologia está em um dos módulos e a Física e Química em outro, portanto os estudantes do ensino médio que cursavam essas disciplinas não eram os mesmos. Em função desse descompasso entre os blocos, os projetos deste ponto em diante caminharam separadamente.

Plano de Trabalho

No projeto de Biologia, os bolsistas fizeram um contato inicial com os colégios e os professores supervisores e só então é que as atividades começaram de fato. A proposta centrava-se no desenvolvimento de produções textuais por meio da escrita de materiais entre os bolsistas, mas elas deveriam se constituir das demandas efetivas dos colégios e, ao mesmo tempo em que esses bolsistas se aprofundavam, discutiam aspectos relevantes para delimitar recortes para a abordagem dos conteúdos. Para tanto, iniciamos um curso de produção textual em vários estilos para que se ampliassem possibilidades de criação e, ao final do curso, os bolsistas haviam produzido várias pequenas histórias. Algumas delas foram, então, selecionadas, para serem abordadas na forma de aventuras-solo. O desenvolvimento das aventuras foi o passo fundamental para a etapa seguinte, de criação de pequenos jogos de Role Playing Games, ou simplesmente RPG. As aventuras-solo e os jogos foram aplicados com estudantes do Ensino Médio que, juntamente com seus professores, nos auxiliaram a entender melhor os recortes a serem feitos, as demandas e os interesses e desinteresses em relação ao tema. O colégio teve papel fundamental tanto no processo de docência quando no processo de análise crítica dessas produções. A etapa seguinte foi longa, mas crucial, nela que vi desabrochar entre esses futuros professores, um forte engajamento para a melhoria do material e uma preocupação com a qualidade técnica e os recortes. Os materiais passaram por avaliações técnicas e, considerando o escopo deste programa para o nível da formação inicial de professores, percebo que, os avanços foram grandes, mesmo que possamos vislumbrar outras possibilidades de abordagens e aprofundamentos das temáticas.

Nosso objetivo é ampliar as experiências docentes e ampliar condições de possibilidade para a constituição das identidades de professores, não somente experiências de docência, mas também de reflexão, de planejamento e de escrita de elaboração, reelaboração e ressignificação do papel dos materiais didáticos e sua produção.