Este projeto iniciou-se com discussões entre um pequeno grupo de
docentes da UFPR sobre a possibilidade de trabalhos integrados entre as áreas de
física, química e biologia, mesmo antes de escrevermos a proposta. Nós
contatamos alguns colégios e nos reunimos para levantar demandas e interesses,
posteriormente fizemos reuniões entre os professores e a área pedagógica e, só
então delineamos uma proposta abrangente. A partir daí é que fizemos as
seleções de bolsistas e professores que nos indicaram as temáticas a serem
abordadas. Infelizmente, o modelo vigente no Paraná de ensino médio em
Blocos, dificultou a interação entre as áreas, uma vez que a Biologia está em um
dos módulos e a Física e Química em
outro, portanto os estudantes do ensino médio que cursavam essas disciplinas não
eram os mesmos. Em função desse descompasso entre os blocos, os projetos deste
ponto em diante caminharam separadamente.
Plano de Trabalho
No projeto de Biologia, os bolsistas fizeram um
contato inicial com os colégios e os professores supervisores e só então é que
as atividades começaram de fato. A proposta centrava-se no desenvolvimento de
produções textuais por meio da escrita de materiais entre os bolsistas, mas elas
deveriam se constituir das demandas efetivas dos colégios e, ao mesmo tempo em
que esses bolsistas se aprofundavam, discutiam aspectos relevantes para
delimitar recortes para a abordagem dos conteúdos. Para tanto, iniciamos um
curso de produção textual em vários estilos para que se ampliassem
possibilidades de criação e, ao final do curso, os bolsistas haviam
produzido várias pequenas histórias. Algumas delas foram, então,
selecionadas, para serem abordadas na forma de aventuras-solo. O
desenvolvimento das aventuras foi o passo fundamental para a etapa
seguinte, de criação de pequenos jogos de Role Playing Games, ou
simplesmente RPG. As aventuras-solo e os jogos foram aplicados com
estudantes do Ensino Médio que, juntamente com seus professores, nos
auxiliaram a entender melhor os recortes a serem feitos, as demandas e
os interesses e desinteresses em relação ao tema. O colégio teve papel
fundamental tanto no processo de docência quando no processo de análise
crítica dessas produções. A etapa seguinte foi longa, mas crucial, nela
que vi desabrochar entre esses futuros professores, um forte engajamento
para a melhoria do material e uma preocupação com a qualidade técnica e
os recortes. Os materiais passaram por avaliações técnicas e,
considerando o escopo deste programa para o nível da formação inicial de
professores, percebo que, os avanços foram grandes, mesmo que possamos
vislumbrar outras possibilidades de abordagens e aprofundamentos das
temáticas.
Nosso objetivo é ampliar as experiências docentes e ampliar condições de
possibilidade para a constituição das identidades de professores, não
somente experiências de docência, mas também de reflexão, de
planejamento e de escrita de elaboração, reelaboração e ressignificação
do papel dos materiais didáticos e sua produção.
|
|
|